Minuto de silêncio por Richard Knerr

18knerr
Richard (à direita) foi co-fundador da Wham-O
Morre nos EUA criador do bambolê
da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos se despediram nesta semana de Richard Knerr, cuja empresa Wham-O ajudou a criar brinquedos que viraram manias mundiais, como o bambolê e o frisbee.

Knerr, 82, faleceu na segunda-feira (14) em sua casa de Arcadia (no leste da Califórnia), informou a imprensa local. Sua mulher disse que ele sofreu um derrame.

Em 1958, Knerr, um entusiasta dos jogos, e seu sócio e amigo de toda a vida Arthur Melin começaram a produção em massa do bambolê, após se inspirar em um amigo da Austrália, que o usava para se exercitar.

O bambolê virou um sucesso instantâneo, nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 40 milhões de unidades foram vendidas apenas no primeiro ano. Em 1960, as vendas bateram 100 milhões.

O primeiro êxito da Wham-O foi em 1955, quando comprou os direitos de um disco projetado para ser lançado horizontalmente no ar, chamado Pluto Platters. A Wham-O melhorou o brinquedo e o lançou no mercado em 1957, com o nome de frisbee.

Entre os 230 brinquedos da Wham-O, além do frisbee e do bambolê, há a SuperBall (uma bola gigante), Silly String (uma lata que esguicha espuma, semelhante às usadas no Carnaval), Slip ‘N’ Slide (uma esteira de borracha que espirra água e as crianças podem deslizar nela), ou a Water Wiggly (uma mangueira que rodopia e esguicha água).

Em 1982, os sócios venderam a empresa por 12 milhões de dólares ao grupo Kransco Companies. O gigante Mattel o adquiriu em 1994 e o vendeu há três anos.

[via Folha Online]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s